Notícias

Atendendo pedido do senador Dalirio, Ministério da Saúde incluí Hospital Santo Antônio no Plano de Expansão da Radioterapia

02 de Fevereiro de 2018 Notícias

Unidade ganhará acelerador linear para ampliar tratamento de radioterapia na região. Novo equipamento deve atender cerca de mil pacientes por ano


O Hospital Santo Antônio, em Blumenau (SC), foi incluído no Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde. A unidade já possui uma casamata vazia - espaço destinado para a instalação do aparelho - e será contemplado com um acelerador linear para garantir o atendimento aos pacientes que necessitam desse tipo de tratamento.
A escolha atende um pedido do senador Dalirio Beber (PSDB-SC) e veio após análise que realmente constatou um déficit no serviço de radioterapia da região. Com isso, o hospital receberá um investimento federal de R$ 1,9 milhão para implantação.
O novo equipamento atenderá cerca de mil pacientes por ano. Atualmente, a unidade já oferta outros cuidados no tratamento contra o câncer como, cirurgias oncológicas e sessões de quimioterapia.
“Essa medida vai ampliar o acesso da população de Blumenau e região a procedimentos oncológicos no SUS, por isso agradecemos a rápida resposta e a atenção que o Ministério da Saúde vem dando para Santa Catarina”, destacou o senador.
Em 2017, foram registrados em Santa Catarina 676.786 procedimentos oncológicos, sendo 15.011 cirurgias oncológicas, 96.979 mamografias, 142.830 quimioterapias, entre outros procedimentos.
Na foto, o senador com João Wolfgang Rausch - Presidente do Conselho Curador do Hospital Santo Antônio e a gerente geral, enfermeira Izabel Cristina Casarin.