Notícias

Blumenau

14 de Setembro de 2016 Artigos

Estamos em pleno processo eleitoral. A democracia nos oferece, periodicamente, a oportunidade de eleger os vereadores que desejamos ver nos representando na Câmara Municipal e escolher aquele que queremos que administre nossa cidade.
A cidade nada mais é do que um grande condomínio, e seu prefeito é o síndico. Por isso, desejamos todos que o síndico seja capaz de prover tudo o quanto gostaríamos de ter.
Mas queremos que ele faça tudo isso sem aumentar a taxa de condomínio.
Quais as qualidades que queremos ver no síndico? Queremos que seja um administrador dedicado, comprometido, transparente. E que saiba, em tempo de dinheiro curto, priorizar o que mais interessa aos moradores do condomínio.
Assim aconteceu e continua acontecendo na cidade de Blumenau.
Veja o quanto foi possível fazer em favor do bem estar da população da cidade, apesar da queda da arrecadação municipal, especialmente as transferências constitucionais por parte do Estado e do Governo Federal, relativas aos impostos federais e estaduais.
O caos que vive a economia brasileira impôs fortes sacrifícios aos Prefeitos Municipais, produziu desemprego e transferiu mais responsabilidades aos municípios brasileiros.
Os atuais prefeitos, indistintamente, não fazendo diferença entre partidos, foram os mais sacrificados dos últimos trinta anos, com certeza.
Vejam o que acontece apenas nas questões do atendimento à população, em questão vital para todos: a SAÚDE.
Há quatro anos, durante a campanha eleitoral de 2012, o atendimento à saúde era o pior problema que a cidade vivia e discutia.
Napoleão, definiu: em meu governo o atendimento à saúde será prioridade, e determinou que se buscasse mais eficiência e que fossem feitos os investimentos necessários para oferecer um serviço de saúde de maior e melhor qualidade.
Para isso, passou a investir na área da saúde mais de 28% da RCL, quase um terço de tudo o que a Prefeitura arrecada.
E vejam, nossa Constituição determina que o percentual é de 15%. Mas o Prefeito Napoleão viu que investindo apenas esse percentual seria impossível prestar aos
blumenauenses, o atendimento que merecem.
Napoleão, em época de dinheiro curto, insuficiente para atender a todas as demandas, fez, ao escolher a saúde como prioridade, a escolha certa.
Assim, também, aconteceu na educação, pois é preocupação do Prefeito Napoleão assegurar qualidade de ensino a todos os blumenauenses, para que as oportunidades de crescimento e bem estar estejam ao alcance de todos.
O Congresso Nacional, há poucos dias, tomou uma decisão difícil, mas necessária, ao decretar o fim do mandato da Presidente da República.
Foi necessário para que, com um novo governo, seja possível iniciar de imediato o processo de recuperação do país, começando pela geração de empregos.
A recuperação da atividade econômica vai permitir que além dos empregos, tão necessários para o bem estar dos brasileiros, a arrecadação de municípios, estados e
união aumente, passando a oferecer capacidade para o atendimento das demandas legítimas da sociedade.
Em período de campanha eleitoral somos, por vezes, compelidos por arroubos de “prometismos” e demagogias de toda a ordem.
Mas o eleitor quer que aqueles que se dispõem a concorrer sejam transparentes, verdadeiros. Esta é a relação que o eleitor exige.
Falar a verdade impõe que se fale das dificuldades que os administradores têm e terão, se o Brasil não voltar a crescer.
Vejam a situação de todas as cidades de SC e do país e dos estados brasileiros, indistintamente, inclusive o governo de Santa Catarina, que enfrenta dificuldades de
manter em dia os seus compromissos com áreas importantes dos serviços públicos, tais como saúde, educação, e outros. Isso é por má gestão? Não, absolutamente não. É resultado do caos a que foi submetida a economia brasileira.
Mas, alegremo-nos, no entanto, pois este tempo difícil há de ser muito breve, coisa do passado, pois, deve o governo federal e o Congresso Nacional, priorizarem as reformas estruturantes que coloquem o Brasil no caminho do desenvolvimento sustentável, oferendo emprego e oportunidades a todos.
O Brasil tem que melhorar para que as administrações municipais possam vencer os seus desafios.
Muitos dos que criticam e se apresentam de bonzinhos tiveram grande responsabilidade, pois apoiaram o governo que caiu por decisão do Senado Federal, no último dia de agosto passado.
Por isso, caros eleitores da cidade de Blumenau, estou aqui para lhes pedir o voto em favor o Napoleão Bernardes, o candidato de número 45, a grande coligação que visa continuar a gestão com grandes realizações e sobretudo sempre de forma transparente.
Sei que é isso que vocês desejam, assim como eu.
Quero estar ao lado do Napoleão, buscando em Brasília, junto ao Governo Federal, os recursos que se fazem necessários para as grandes soluções que Blumenau precisa, em todas as áreas: educação, saúde, assistência social, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
E para isso, estarei ao lado dos Deputados e Senadores dos partidos que integram nossa coligação: PSDB, PSB, DEM, PP, PMDB, SD, PV, PTC, PTB, PTdoB, PRP e PMB.