Notícias

Fazenda garante a senador Dalirio que Programa Rota 2030 deve ser apresentado em um mês

05 de Abril de 2018 Notícias

Ainda na manhã desta quinta-feira, 5, o senador Dalirio Beber (PSDB-SC), acompanhado dos senadores Dario Berger e Paulo Bauer, do governador Eduardo Pinho Moreira e do deputado Marcos Vieira, estiveram em audiência com o Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, e com o secretário Jorge Rachid, a fim de reiterar o pedido para instalação do Programa Rota 2030.

“Fomos procurados por representantes da BMW, que possui uma unidade/montadora em Santa Catarina, e estão preocupados com o término do INOVAR AUTO, em 31 de dezembro de 2017, e pelas dúvidas quanto a edição do ROTA 2030 por parte do Governo Federal, gerando incerteza em toda a linha premium de automóveis”, disse o senador.
A indefinição é um problema maior para as montadoras da linha “premium”, que investiram pesadamente no Brasil amparadas pela proteção tarifária contra importados, estabelecida pelo então Inovar Auto.
Eduardo Guardia garantiu aos presentes, que o Programa Rota 2030 está avançando, em respeito às leis tributárias e que no máximo em um mês, haverá uma definição a ser colocada à mesa, com transparência para toda a indústria automobilística. “Particularmente, em Santa Catarina, sabemos da importância, de uma indústria como a BMW. Não queremos retirar investimentos do Brasil, muito pelo contrário, a intenção é captar mais investidores para o nosso país”, disse Guardia.
Para o senador tucano, é urgente a regulamentação do setor, que gera empregos e renda. “Estamos em março de 2018 sem que se tenha esse novo programa implantado. Em especial, para Santa Catarina, a BMW é emblemática, porque é a nossa única indústria automotiva, a única unidade do grupo alemão no país, e que faz total diferença no incremento da economia catarinense, arrecadando tributos, gerando emprego e renda”, justificou o senador, ao manifestar seu total apoio ao setor.