Notícias

Inspiração para mudar!

15 de Janeiro de 2016 Artigos

Em 1984, Tancredo Neves, ao lado de outros líderes, tais como Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Teotônio Vilela, etc., imbuídos do mesmo ideal, ou seja, de devolver aos brasileiros o direito de escolherem livremente seu Presidente da República, percorreram as principais cidades do país buscando a mobilização da população, pressionando o Congresso Nacional para que a emenda constitucional que assegurava o fim do regime militar, com a eleição direta do chefe máximo da Nação, fosse aprovada.
Como isso não foi alcançado, Tancredo Neves, aceitou disputar a eleição presidencial, através do Colégio Eleitoral, enfrentando toda a pressão exercida pelos militares a favor do candidato do Regime Vigente. E, mesmo com tudo isso, em 15 de Janeiro de 1985, venceu o candidato do Regime Militar.
A eleição de Tancredo Neves decretou, em definitivo, o fim de um período negro de nossa história, sobretudo quando se fala nas liberdades democráticas de toda e qualquer sociedade desenvolvida, respeitando a liberdade de pensar e agir que todos os cidadãos de uma Nação devem ter.
Há exatos 31 anos, portanto, graças a capacidade de grande articulador de Tancredo Neves, o Brasil se encheu de esperança, esperança de dias melhores, e que aumentou com a convocação de uma Assembleia Constituinte para discutir e aprovar a Constituição que nos rege desde outubro de 1988. O Brasil passou a ser outro. Muito melhor.
Tancredo Neves, acolhido por um mal súbito, faleceu antes mesmo de assumir a titularidade de Presidência da República. Mesmo assim, a lembrança de sua caminhada política em defesa dos interesses do Brasil, e, sobretudo, seu desejo de que país trata-se a todos igualitariamente, foram o norte firme dos primeiros passos do processo de redemocratização, que permitiu ter uma democracia muito sólida, capaz de suportar os desafios e provocações dos difíceis dias de hoje.
Tancredo Neves é por tudo isso o principal personagem da redemocratização brasileira, iniciada há 31 anos.
Viva o grande líder da democracia brasileira! Que possamos nos inspirar nele e na sua trajetória para lutarmos para o fortalecimento da nossa democracia hoje, e para que o Brasil, mais uma vez, possa ser outro!

Dalirio Beber – Senador da República