Notícias

Presidente Temer sanciona amanhã, Lei que dá a Blumenau o título de Capital Nacional da Cerveja

08 de Março de 2017 Notícias

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), sanciona nesta quinta-feira, dia 9, às 11 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília, a Lei que dá a Blumenau o título de Capital Nacional da Cerveja.
A articulação com a presidência foi do senador Dalirio Beber (PSDB), que teve a relatoria do projeto no Senado Federal, onde a lei foi aprovada no dia 16 de fevereiro.
Também participam do ato, o relator na Câmara dos Deputados, Esperidião Amin (PP) e o autor do projeto de Lei, o deputado e ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima (PT).
O evento terá a presença do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, do secretário municipal de Turismo, Ricardo Stodieck, do governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira e do secretário de Estado do Turismo, Leonel Pavan.
Também foram convidados os empresários Carlo Lapolli, presidente da Associação das Micro Cervejarias de SC (Acasc), e Richard Steinhausen, presidente do Conselho Municipal de Turismo.
Na defesa para a aprovação da Lei no Senado, o relator ressaltou a importância do produto para o turismo e a economia locais e destacou os laços culturais da população com a bebida.
Dalirio lembrou também o fato de Blumenau abrigar a única escola de ensino superior sobre a cerveja e o malte da América Latina, o Museu da Cerveja e o Festival Brasileiro da Cerveja, que inclui o Concurso Brasileiro de Cervejas e a Feira Brasileira da cerveja, além da Rota Turística Vale da Cerveja.
“Blumenau tem, de fato, uma forte identidade com a indústria cervejeira, que vem desde sua fundação, mas foi, com certeza, a partir da criação da Oktoberfest, que este ano vai para sua 34ª edição, e que, em 2016, teve público de mais de 500 mil pessoas, se consolidando assim, como a segunda maior Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para Munique, que o impulso das cervejarias se intense intensificou”, destacou.
Para o relator, a titulação contribuirá para o desenvolvimento da indústria e da cultura cervejeira e fortalecimento do turismo da região do Vale do Itajaí.

Cred. da Foto: Daniel Zimmermann