Notícias

Turismo garante R$ 600 mil para Parque do Rio do Testo, em Pomerode

05 de Junho de 2018 Notícias

O senador Dalirio Beber (PSDB-SC) acompanhou a prefeita de Pomerode, Gladys Sievert, em audiência, nesta terça-feira, dia 5, com o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz.
Na pauta, a implantação do Parque do Rio do Testo, a construção do centro de Eventos, revitalização do Cemitério dos Imigrantes, e construção da Ponte Coberta, entre outros.
Na oportunidade, o ministro assinou contrato, que garante a liberação de R$ 600 mil, para o Parque do Rio do Texto. Lummertz garantiu que a liberação do recurso deve sair nos próximos dias.
“Localizada no Médio Vale do Itajaí-Açú, Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil. O maior acervo de construções em enxaimel fora da Alemanha encontra-se no município, com cerca de 300 edificações. Destas, cerca de 50 encontram-se me Testo Alto e constituem a Rota do Enxaimel. Então é um patrimônio cultural que precisa de incentivo para sua preservação e divulgação turística”, destacou o senador Dalirio.
Para a prefeita Gladys, sem dúvida é uma excelente notícia, esperada por todos os pomerodenses. “Ainda precisamos de muito para revitalizar o centro da cidade, mas esta é uma importante conquista. Nosso trabalho é intenso para preservar e divulgar nossa querida Pomerode para o Brasil e para o mundo”, comemorou a prefeita Gladys.
Tranquila e charmosa, Pomerode é reconhecida por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida, além do pólo gastronômico. Há mais de 140 anos, o município preserva os traços culturais herdados dos colonizadores vindos da Pomerania.
Para atrair ainda mais turistas e moradores, a cidade exibe grupos folclóricos, bandinhas típicas, corais e 16 sociedades e clubes de caça e tiro, que surpreendem a todos com festas singulares. Anualmente, na segunda quinzena de janeiro, destaca-se a Festa Pomerana, na Páscoa, a Osterfest, e agora em julho, o Festival Gastronômico.